terça-feira, 25 de agosto de 2020

Como criar uma identidade de marca profissional para sua pequena empresa

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Quando temos uma ideia para um novo negócio, criar uma identidade de marca não é a primeira coisa em que a maioria de nós pensa. Mas, a longo prazo, pode ser a consideração mais crítica que fazemos.

Uma identidade de marca forte não garante sucesso. Mas uma identidade fraca ou mal orientada pode funcionar contra uma pequena empresa.

As grandes empresas podem gastar milhões criando ou alterando a identidade de sua marca. Podemos não ter esses recursos, mas o fato é que podemos não precisar deles, mesmo se não tivermos recursos suficientes para contratar uma agência de marketing digital para pequenas empresas.

A identidade de uma marca ou empresa pode ser dividida em alguns componentes que todas compartilham. E com um pouco de know-how e imaginação, você pode formular sua própria identidade de marca robusta e atraente.

Vamos ver o que se passa em uma identidade de marca e aprender como criar uma que seja cativante e bem recebida.

Tudo começa com pesquisa

Pesquise seu público-alvo e sua concorrência.

Antes de fazer um brainstorming sobre os aspectos criativos do design de identidade de marca, é bom ter algumas pesquisas para orientar o caminho.

 

Pesquisando seu público-alvo

Se você já está no negócio e tem uma base de clientes existente, você tem dados brutos para trabalhar. Mesmo que seu grupo de clientes seja pequeno, você pode começar a consolidar informações sobre eles.

Você provavelmente sabe onde eles estão localizados e pode saber sua idade, sexo e outras informações. A quantidade de informações pessoais que você pode razoavelmente obter de um cliente depende do produto que você está vendendo.

Um site de namoro terá acesso a muito mais informações pessoais do usuário do que um site que vende produtos de escritório. Mas o site de produtos de escritório pode ter informações mais valiosas do ponto de vista de venda de produtos.

Você usa as informações do cliente para construir um perfil. É chamado de buyer persona ou customer persona. Ele responde à pergunta: para quem você está vendendo?

Sua empresa provavelmente oferecerá suporte a mais de um cliente. Compile quantos forem necessários. Se você ainda não tem clientes, ainda pode criar personas. Fale com clientes em potencial ou com aqueles que você sabe que compraram de concorrentes.

Depois de estabelecer as personas dos clientes, consulte-os com frequência. Você ficará surpreso com a eficácia com que eles podem orientá-lo quando você estiver escrevendo anúncios ou textos para sites.

Pode parecer bobagem pensar em compostos imaginários como pessoas reais. Para dar-lhes nomes, escrever e comercializá-los. Mas funciona.

 

Pesquisando sua competição

Observe atentamente o sucesso de sua competição e tente determinar quais elementos de sua identidade estão contribuindo para o sucesso. Essa é a parte fácil. Depois vem a parte difícil, pensar em como você pode melhorar esses elementos ou fornecer uma nova perspectiva sobre eles.

Alguns negócios são criados como cópias virtuais de carbono de identidades empresariais de sucesso existentes. Você costumava ver muito isso em nosso setor (hospedagem de sites). Essa é certamente uma maneira de criar um novo negócio. Não é muito bom, mas acho que posso entender por que as pessoas fazem isso. É fácil e de baixo risco.

 

Mas também é uma recompensa baixa.

Copiar uma identidade de negócios existente pode colher alguns benefícios imediatos no curto prazo. Mas, a longo prazo, é quase inédito que uma cópia ultrapasse o original.

Então, sim, melhore ou dê um novo toque às coisas que a concorrência está fazendo certo. Não apenas os duplique.

 

Ajuste o controle de tom

A primeira coisa que fizemos foi ver quem poderiam ser nossos clientes em potencial. E há uma boa razão para fazermos isso primeiro. Porque quem são os clientes tem impacto sobre quase tudo o que vamos falar.

Tipo, tom.

Refiro-me ao tom da identidade empresarial e à forma como se comunica e se posiciona.

Se a empresa fosse uma pessoa, quem seria essa pessoa? Que tipo de personalidade eles teriam? Qual seria a nossa percepção deles?

O objetivo é criar uma personalidade, percepção ou tom de negócios que ressoe com as personas de seus clientes. Crie um que os elogie. Não é uma pessoa que entra em conflito ou irrita os clientes.

 

Como Encontrar Seu Tom

Uma maneira prática de começar um exercício de tom é pensar em adjetivos que descrevam sua empresa. Adjetivos são palavras que descrevem atributos. Portanto, palavras como útil, adaptável, criativo, versátil, entusiasta, prático, sincero, honesto, inventivo, apaixonado ou confiável são adjetivos positivos.

Tente escrever uma breve descrição de sua marca que contenha três adjetivos positivos que você acredita serem relevantes. Apenas algumas frases.

A descrição diz o que você deseja comunicar sobre o negócio? Caso contrário, procure outros adjetivos e tente novamente.

Uma boa descrição curta de sua marca é uma ferramenta incrivelmente útil. Escrever um, porém, é mais complicado do que parece.

Qualquer pessoa pode escrever um ensaio de mil palavras sobre sua marca. Resumir tudo o que você faz em 50 palavras é um desafio muito mais significativo. Mas essa descrição de 50 palavras será útil de várias maneiras, então gaste o tempo que for necessário para elaborá-la.

 

Adicionando seu tom ao mix

Agora pegue sua descrição bem elaborada e passe-a pelas personas de seus clientes. Eles se complementam? Sua descrição fala com sua persona?

Se não, volte para a prancheta até que você encontre uma que funcione. Você vê o que estamos procurando aqui; queremos que as diferentes partes ou elementos de sua identidade se encaixem perfeitamente em uma única mensagem.

 

A identidade da sua marca

A descrição que você cria e esses adjetivos também podem ser aplicados a imagens e design para ajudar a encontrar recursos visuais complementares. Falaremos mais sobre isso em um minuto.

Nota lateral: é claro que você não quer usar adjetivos com conotações negativas para descrever seu negócio. Mas adjetivos negativos que podem se aplicar ao seu negócio ainda podem ser úteis. Eles podem ser usados ​​para identificar problemas ou ideias que você deseja evitar comunicar. Comparar a escrita ou o design com uma lista negativa pode ajudar a garantir que nenhuma dessas ideias se insinue em sua mensagem.

Lembre-se de que, quando alguém encontrar sua marca pela primeira vez, tudo que ele saberá é o que você lhe contará. Essa primeira impressão é uma peça crítica de comunicação. Certifique-se de transmitir os pontos mais importantes.

 

Encontrando o esquema de cores perfeito

Conforme construímos nossa identidade de marca, a próxima coisa a considerar são os recursos visuais. É importante neste momento que conheça a psicologia das cores. Sua identidade visual se expressa no design gráfico. Cores, imagens, o esquema geral de cores que representará sua marca.

O esquema de cores será transferido para imagens, presença nas redes sociais, em todos os lugares onde a marca é representada visualmente. Então você pode dizer que é essencial para a identidade da sua marca.

Pode ser mais importante do que sua descrição. Os humanos respondem às cores de maneiras complexas. Existem normas e ideias aceitas sobre quais cores inspiram quais emoções, mas não quero repeti-las aqui. Isso ocorre porque eles não são universais.

 

Usando cores que complementam sua mensagem

Como você reage à cor ou o que associa a cores específicas depende da idade, cultura, fisiologia e preferências. Então, se eu disser, “azul significa calma”, isso se aplica a algumas pessoas, mas não a outras.

Portanto, em vez de usar os mesmos padrões que todos usam, vamos voltar às personas do cliente e à descrição da marca.

Ainda é uma mistura complicada e um processo que faz parte da magia criativa. Mas talvez você tenha encontrado algumas informações de preferência de cor em sua pesquisa de persona do cliente. Ou talvez você possa procurá-lo especificamente. Dependerá de quem é o seu cliente e da identidade da sua marca.

Um esquema de cores que funciona para uma loja de brinquedos infantis pode não agradar aos clientes que compram produtos técnicos ou científicos.

Mas se você atingir um cliente em potencial com uma página cheia de cores que não combinam com elas, provavelmente eles correrão na direção oposta. Portanto, pense em suas personas e no que você gosta.

A Adobe possui uma ferramenta que pode ajudá-lo a encontrar cores complementares. Você pode usar isso para obter uma linha de base ou encontrar algumas combinações que agradem a você.

Mas meu melhor conselho para você, no que diz respeito à escolha de um esquema de cores, é procurar ajuda profissional. Design e cores são áreas nas quais você pode definitivamente se beneficiar com a consultoria de um designer gráfico.

Todos nós pensamos que podemos projetar e escolher cores, mas a maioria de nós, francamente, não é muito boa nisso. Se você é bom nisso, ótimo! Caso contrário, converse com um profissional. Será um dinheiro bem gasto.

 

Escolha do nome que melhor representa sua empresa

Hmm, isso está bem longe na lista, não é? Não deveria ser o primeiro?

Tradicionalmente, podemos debater um nome antes de fazer qualquer outra coisa relacionada a um novo negócio.

Mas estamos elaborando uma identidade, e o nome deve ser baseado no que já criamos. A descrição da empresa, o tom, os perfis do cliente – tudo isso deve complementar e jogar com o nome.

O nome da marca, assim como o esquema de cores, pode envolver um pouco de magia criativa.

Não existem muitas regras ou diretrizes válidas para a criação de nomes. Se houvesse, não estaríamos cercados por tantas tendências de nomes desconcertantes.

Por favor, não faça isso com você mesmo ou sua empresa. A) faz você parecer um seguidor, B) eles não envelhecem bem e C) é simplesmente ruim para a humanidade.

Nomes sem sentido ou palavras inventadas podem ser nomes válidos. Basta ser atencioso e criativo se você seguir esse caminho. Não siga apenas uma tendência. Leva apenas cerca de cinco anos para que as tendências comecem a mostrar sua idade. E você nunca quer se encontrar em uma posição em que esteja pensando em mudar o nome de sua empresa.

Se tiver dúvidas, tente um gerador de nomes comerciais. Mas use ferramentas como essa para despertar sua imaginação, não para escolher um nome.

Vivemos em um mundo online. Seu negócio está online (total ou parcialmente), então é essencial pensar sobre nomes de domínio. Enquanto você está considerando nomes para combinar com a identidade de sua marca, também pesquise as versões de domínio.com dos nomes.

A disponibilidade do nome escolhido como um domínio.com não deve necessariamente ditar sua escolha de um nome, mas deve ser considerada.

 

Criação de um logotipo que complementa sua identidade de marca

Seu logotipo não é tão importante quanto o nome de sua marca, mas não fica muito atrás. É uma das principais formas de identificação da marca. E embora eu tenha escrito sobre a capacidade de criar um logotipo online, geralmente é algo que é melhor deixar para profissionais.

Se você abordar um designer gráfico com sua pesquisa e uma compreensão firme da identidade de sua marca, o trabalho dele será muito mais fácil (graças ao trabalho que você já fez).

Os resultados serão mais satisfatórios e o designer vai adorar você. Acredite em mim, a maioria de seus clientes não lhes apresenta uma identidade ou plano bem pensado.

Finalmente, deixe-me deixá-los com dois conceitos que são um pouco mais gerais, mas tão importantes quanto as questões específicas sobre as quais falamos.

Ser consistente

Esperançosamente, sua identidade e mensagem serão cuidadosamente consideradas e executadas. É um ótimo começo. Mas é fácil perder de vista sua identidade original ou objetivos de identidade com o tempo.

Portanto, você deve se esforçar para ter consistência em tudo o que faz. Dê um passo para trás periodicamente para ter certeza de que sua mensagem ainda é forte.

Pense na identidade de sua marca quando se trata de imagem e representação visual de sua marca nas redes sociais e em outros lugares. Evite representar sua marca de maneiras que sejam inconsistentes com sua descrição inicial.

Lembre-se de suas personas de cliente ao escrever documentos de ajuda ou tutoriais. Cada comunicação que você fizer deve ser consistente com a maneira como você criou sua marca.

 

Seja incrível

Quando você está começando, pode cometer erros com a identidade da sua marca, mas ainda assim retém e atrai clientes. Tudo o que você precisa fazer é ser incrível e os erros ocasionais serão perdoados.

  • Respeitar e se preocupar com os clientes em potencial é incrível.
  • Fornecer um bom produto a um preço razoável é incrível.
  • Continuar a cuidar dos clientes depois que eles entregam seu dinheiro a você é incrível.
  • Transparência e honestidade são fantásticas.

Se você se comportar com honra e manter todos com os mesmos padrões elevados, você será automaticamente incrível. Isso se tornará parte da identidade de sua marca e não pode deixar de ser bem recebido.

 

Divirta-se criando sua identidade de marca

Como você sem dúvida percebeu, estabelecer uma identidade de marca pode ser um trabalho árduo. Há muitas caixas a verificar, muitos detalhes a discutir. Mas enquanto você faz o trabalho duro, não se esqueça de se divertir. A positividade é contagiosa.

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